sábado, 29 de outubro de 2011

Trechos do livro Trem Bala.


"O pensamento é o território mais protegido do mundo e ao mesmo tempo o mais livre. O pensamento não tem fronteira, lógica, advogado de defesa ou carrasco. O pensamento é zona franca, terra de ninguém, um lugar onde sempre há vaga. Dentro do pensamento não há tecnologia que consiga nos achar."

"Caminhamos para encontrar as árvores, reparar nas varandas dos vizinhos, olhar para o céu, lamentar os prédios pichados, descobrir uma confeitaria até então despercebida, olhar as capas das revistas expostas nas bancas, admirar um muro coberto com hera, pensar na vida. Caminhar não cansa, caminhar não custa, caminhar ventila por dentro."

"Liberdade de expressão, respeito às escolhas individuais e criatividade no estilo de vida. O que para muita gente, é um salto sem rede, pode ser a verdadeira proteção contra o inusitado da vida."
"Nossa cidade é como a casa da gente. Quando somos crianças, é nela que nos sentimos protegidos, já que é a única referência de mundo que temos. Quando somos adolescentes, nos rebelamos contra ela, passamos a considerá-la um local limitado, e tudo o que se quer é cortar raízes, pegar a estrada e descobrir outros cenários. Só na idade adulta é que vamos conseguir enxergá-la como ela realmente é, com suas qualidades e defeitos, e, mesmo optando por viver longe, resta o conforto de ter um lugar para voltar."

"Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não tem endereço, partido político ou classe social. São aventureiros em tempo integral."
"O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos."

"A pressa serve para concluir; o tempo para desenvolver; a pressa atropela, o tempo desliza. A pressa é cega, o tempo enxerga longe. A pressa esconde, o tempo mostra, a pressa esfria, o tempo aquece."
"Não espere toda a felicidade de uma única fonte."
"Toda cidade tem que ser abandonada ao menos uma vez."

"Nascer e morrer sem nunca mudar de ideia é muito monótono. Seja sempre você mesmo, mas não seja o mesmo para sempre."
"Mas uma pulga atrás da orelha volta e meia nos faz pensar: alguém, em algum ponto do planeta, ainda estará a nossa espera?"
"Não tenha pressa para crescer, mas não perca tempo com miudezas."

"Mas se uma porta foi aberta para nós, revelando nosso potencial, não há por que não tentar abrir outras."
"Todos, ao nascer, recebem as cartas a que tem direito. Uns recebem vários ases, outros ficam repletos de curingas, outros não tem nada que preste nas mãos. Cabe a cada jogador comprar, descartar, fazer seu jogo."

"Engana-se quem pensa que vai vencer sempre. Não existe auge eterno, a não ser para os gênios."
"O antes e o depois são apenas figuração: durante é que o desejo é real, que as pernas tremem, que o coração dispara, que o abraço ainda está quente. A vida é breve e só existe este instante."

"Para um escritor, a linguagem é seu bem mais precioso. É uma relação que envolve enorme cuidado, respeito, quase uma reverência religiosa. Ela é trabalhada de maneira muito pessoal porque é através dela que criamos nossa identidade como escritor."
"O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar."
"Vencer é não perder pontos, não perder gols, não perder posição, mas é também não perder-se de si mesmo, talento que poucos tem."

"Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, poemas, sorrisos, cheiros, saudades, momentos."
"Guarda-se o que há dentro de nós. O resto é para ser usufruído."
"Refúgios que permitam continuar seguindo a viagem sem perder a melhor parte, que é nossa reflexão sobre o que acontece lá fora, já que não dá para saltar desse trem-bala."

Trechos retirados do livro Trem Bala da escritora Martha Medeiros.

Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...