domingo, 23 de outubro de 2011

Final de semana diferente.

 As minhas declarações sobre o Enem 2011 não vão ser as mais detalhadas, nem mesmo sobre as questões fáceis ou as trabalhosas. Eu só digo uma coisa: o Enem só comprovou uma das teorias que eu mais prospero: nunca acredite muito no que as pessoas dizem. Ouvi que as provas eram difíceis, que tinha que estudar muito muito muito, que o tempo te deixava nervoso, que as questões seriam extensas demais.
Não achei difícil. E só dou algumas dicas: tenha uma garrafa de água sempre junto, dê uma olhada nas provas dos anos anteriores do Enem, fique ligado no Jornal Nacional e nos destaques comentados do ClicRbs (lidos no Pretinho Básico todos os dias) e relaxe. Eu gostei de fazer a prova. Talvez tenha sido uma das primeiras que faço que exijam grande esforço por minha parte. É daquele tipo de prova que ou você vive realmente a situação proposta na questão, ou não vai ir muito bem no resultado final.

Mas o final de semana não foi só provas e provas. Talvez fazer o Enem seja muito mais que isso. Você encontra a galera quando vai fazer as provas e possivelmente vai encontrar pessoas que não via há muito tempo. E talvez nessas horas a vida realmente possa te surpreender, como me surpreendeu hoje. Mas não entrarei em detalhes sobre isso.

Acho que o Enem vem com muitas propostas para o futuro. Com ele podemos conseguir bolsas para entrar em universidades. Porém, talvez você seja uma pessoa que nem terá onde usar o Enem  - o que talvez seja meu caso. Aí muitos podem ter te perguntado: então porquê foi gastar um final de semana em algo que nem vai ocupar? Eu, pelo menos, respondo que não importa. Não importa porquê o cansaço de fazer a prova e gastar o final de semana também veio com momentos bons. E talvez isso seja o que realmente importa: ter participado, não interessa se vou usar ou não.

Ao contrário de ontem, hoje a sala onde eu prestei o exame não estava cheia. Acho que haviam de quinze à vinte pessoas a menos. Tudo bem, talvez elas tenham ido super mega mal na primeira prova, o que fez com que desistissem. Mas eu penso que elas não deveriam desistir antes mesmo de saber quais eram suas chances reais. Ás vezes a gente pensa que errou tudo, quando, na verdade, foi super bem.

Talvez o Enem não te traga as melhores oportunidades para as melhores universidades, mas se isso acontecer, lembre-se que quando um sonho acaba, você sempre pode pegar um papel e começar a rabiscar outro.

Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...