segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O discurso da oradora de 2011.


No último sábado aconteceu a minha formatura de Ensino Médio e eu fui a oradora representante do turno da manhã do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro.
O discurso que posto a seguir foi feito e refeito vááárias vezes, pois eu tentei ao máximo ficar próxima às emoções que todos viveram juntos durante os últimos anos.

" O esforço dos últimos anos se resume a esta noite. E em meio a tantas emoções que nos envolvem, nós acabamos nos recordando dos momentos que vivemos e as pessoas marcantes que encontramos durante a nossa trajetória para chegarmos até aqui.

Quando entramos no Bom Retiro, nós nos deparamos com um lugar cheio de pessoas desconhecidas. De repente, passado algum tempo, nos vimos rodeados de amigos, histórias, momentos e viagens inesquecíveis. Juntos, nós sacudimos o sul da América Latina. O Paraná e o Uruguai nunca mais foram os mesmos depois de nossa visita. Até mesmo Santa Catarina nunca mais foi igual. E, é claro, o Vanderlei - O guia que jamais se esquecerá de nossas viagens.

Conhecemos durante o Ensino Médio pessoas que sempre lembraremos, pois elas acabaram se tornando parte de nossas histórias. No Bom Retiro, descobrimos algumas das diferentes formas que o amor, a tristeza, a felicidade e tantos outros sentimentos podem se manifestar. Mas talvez o mais importante que descobrimos durante todos esses anos foi o valor da amizade - os amigos que estiveram sempre presentes nos momentos bons e ruins.

O Ensino Médio nada mais é do que um breve treinamento para sabermos como é a vida e como ela funciona, pois apartir de agora os desafios que nos esperam serão maiores daqueles que estavámos acostumados a viver.

Guardem e recordem sempre os momentos bons que viveram e esqueçam daquilo que não foi bom. Talvez daqui para frente não nos encontremos com tanta frequência, mas saibam que as histórias que vivemos juntos estão eternizadas em nossos corações. Saibam também que as verdadeiras amizades durarão, mesmo que haja mudanças.

Logo que entramos no Bom Retiro, a formatura parecia estar muito longe de chegar, mas agora que a estamos vivendo, percebemos que na verdade ela chegou rápido. Você pode estar pensando que ela sugere um final, mas saiba que todo final leva a um novo começo e o que vivemos hoje é o início de um novo capítulo de nossas vidas, pois existe um mundo apenas esperando que vivamos novas histórias e que mostremos o nosso brilho.

Se agora as lágrimas caírem e se a saudade de tudo o que você viveu durante o Ensino Médio tomar conta, saiba que a razão disso é a satisfação por tudo o que foi vivido.
Esta noite nós temos apenas a certeza de que fomos feitos para o mundo, e que este se modelará apartir da maneira como nós o olharmos.

Viveremos apenas uma vez, por isso, aproveite cada momento ao máximo, não deixe que o medo o impessa de tentar e mesmo que algo não saia exatamente da maneira que planejarem, ou saia melhor do que pensarem, o importante é que tenham histórias para contar, momentos dos quais ninguém seria capaz de narrar, a não ser quem os tenha vivido.

E, como último marco para este discurso, eu apenas digo: Nós não saíremos daqui tão cedo hoje... Tu que vai! E, ooooooo, que festa nós vamos fazer! Parabéns a todos nós, formandos 2011!"

Assista ao vídeo em que eu estou discursando:



Beijo, C!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...