quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O mundo enigmático - Claudia Trajes.

 "O elevador do prédio em que morei na infância tinha, ao lado do botão vermelho que disparava o alarme em caso de emergência (e onde a gente sentava o dedo sem emergência, só para avacalhar), outro botão onde se lia: PREMER PARA PUXAR PARTE. O texto era escrito em caixa alta, sem vírgula ou ponto, palavra sobre palavra, um enigma a ser decifrado em toda subida e descida. PREMER PARA PUXAR PARTE.

Muito mais tarde, alguém me solucionou o mistério. Premendo, isto é, apertando o botão, o elevador parava. Puxando o botão, o elevador partia. Dito assim parece barbada, mas foram anos e anos pensando naquela frase. Informação que não é clara de pouco adianta, essa é verdade. Ou quem não se comunica se trumbica, na síntese filosófica de Chacrinha.

Essa máxima só não vale na hora de lançar um produto. Para superar a concorrência, fabricantes apelam cada vez mais para diferenciais que quase ninguém compreende e que, por estranho que seja, funcionam para vender. Um caso clássico é o do sabão em pó com lipolase. Depois dele, nenhuma dona de casa se atreveu a lavar sem lipolase, mesmo sem saber que diabos era aquilo.

Gosta de desafios? O shampoo com biotina é excelente para qualquer cabelo. A cera depilatória agora vem com eugenol. Vitamina C com rose hips protege mais. A lavadora utiliza a exclusiva tecnologia nano silver. O desodorante com mineralite cuida melhor da sua axila. Salões de beleza oferecem relaxamento com guanidina. A bermuda anticelulite tem biocerâmica com infravermelho longo. E já chego o batom com ouro 24 quilates, o que é fácil de entender por um lado, mas incompreensível por razões distintas.

Nesse verão, um protetor solar se anunciava como anticomedogênico. Pessoalmente, jamais experimentaria um produto comedogênico, por medo do que pudesse me acontecer. Foi necessária uma visita ao Google, o amansa-burro dos novos tempos, para descobrir que anticomedogênico é o creme que não causa acne. Para tentar entender: a frase "não causa acne" não seria um argumento de vendas mais eficiente?

Premer para, puxar parte. O mundo é um lugar enigmático."

Escrito por Claudia Trajes.

Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...