segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dezoito anos - você tem gosto de quê?

Mas o que significa, entre tantas coisas, fazer 18 anos?
Será descobrir que de alguma forma vários pontos de sua vida estão se tornando mais independentes? Ou será que é acordar em uma manhã gelada de inverno e descobrir que várias das suas roupas preferidas ficaram curtas?

Esse final de semana assisti ao filme "Espelho, espelho meu" e estando na condição de estar prestes a completar 18 anos, reparei que a Branca de Neve encontrou seu "princípe" logo depois de ter completado a maior idade. Juro que em todas as versões desse filme, nunca prestei muito a atenção ao fato de serem 18 anos a idade que ela completara ao encontrar o amor da vida dela. Aí fiquei me perguntando se talvez esse seja o significado de fazer 18 anos: Encontrar alguém para amar de verdade.

Sim, ao lerem isso muitas pessoas irão me contrariar, dizendo e sabendo que amaram e namoraram alguém antes de atingir a maior idade. Mas talvez você possa concordar comigo que olhando para todos os seus namoros, talvez aquele que tenha acontecido depois dos 18 anos tenha sido aquele com mais maturidade. ( Ou então me contrarie, estou apenas querendo te fazer pensar.)

E o que mais muda? E o que mais mudou até então? De acordo com a lei, completar o décimo oitavo ano de idade permite que você obtenha carteira de motorista e que também seja o responsável pelos atos que cometer. Você também pode abrir contas e comprar coisas em seu nome e é obrigado a votar.

Dezoito é mais um ano de vida, talvez sem muito valor de verdade, mais 365 dias respirando. Podemos considerar dessa forma, porém acho que existe algo a mais também. Não poderia ser 'só mais uma idade' se em tantos filmes é atribuído um contexto diferente para as pessoas que completam 18 anos.

Achei interessante ter voltado a minha atenção para a situação da Branca de Neve no filme e tenha trazido o contexto dela para a minha realidade de quase-18-anos, acho que é por que ultimamente andam me falando muito sobre a maturidade e sobre estar pronta para situações inusitadas da vida quando se atinge a maior idade. (Pode discordar mais uma vez, dizendo que não é assim para todas as pessoas, pois eu também acho que não funcione assim para todo mundo, afinal todos temos um DNA singular, apenas acho que adequei o texto à minha realidade.)

A bagagem e a lição que extraímos das situações que vivemos durante a vida com certeza nos deixam à um passo a frente para termos maturidade sobre as diversidades que poderemos enfrentar, porém acho que ás vezes a idade pode contar pontos em certas circunstâncias... Acho que para algumas situações os anos de vida que temos podem demonstrar uma sabedoria que só se é adquirida com o tempo.

Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...