sábado, 17 de agosto de 2013

Trechos do livro "Perdas necessárias".


"Crescer significa estreitar a distância entre os sonhos e as possibilidades."

"Ora, durante os anos poderosos da latência, a criança tem a ilusão de ter resolvido o problema do quem-sou-eu. Mas, sob ataque da puberdade, o senso do eu, da individualidade, da identidade, como que se derrete, transformando-se em algo confuso e evasivo."

"Cada um de nós é o artista do próprio eu, criando uma colagem - uma obra de arte nova e original - com fragmentos e recortes de identificações."

"(...) As pessoas com quem nos identificamos são sempre, negativa ou positivamente, importantes para nós. Nossos sentimentos para com elas são de certo modo sempre intensos."

"Crescer exige tempo, e pode demorar muito aprender a equilibrar os sonhos com as realidades. Podemos levar muito tempo para aprender que a vida é, na melhor das hipóteses, "um sonho sob controle" - que a realidade é feita de conexões imperfeitas."

"Pois, mesmo quem tem a sorte de conseguir um, ou dois, ou três "melhores amigos", aprende que as amizades são conexões imperfeitas."

"Amigos de gerações diferentes - o mais jovem dá ânimo ao mais velho, o mais velho orienta o mais jovem. Cada papel, de mentor ou de aprendiz, de adulto ou de criança, oferece seu próprio tipo de gratificação (...). As palavras que aconselham são aceitas como sábias, não inoportunas. (...) É possível ter prazer nessas conexões dispares entre gerações diferentes."

"Amigos íntimos contribuem para nosso crescimento pessoal. Contribuem também para nosso prazer pessoal."

"Serão necessários meses, talvez anos, para que a mente e a memória reúnam os detalhes e compreendam a verdadeira extensão da perda."

"Choramos a perda de outras pessoas. Mas vamos chorar também a perda de nós mesmos - das antigas definições das quais nossa imagem dependia. Os fatos da nossa história pessoal nos redefinem. O modo pelo qual os outros nos veêm nos redefinem. E em vários pontos de nossa vida teremos de abandonar a auto imagem antiga para seguir em frente."

"Descobre-se, por exemplo, que é possível conhecer os próprios sentimentos sem automaticamente agir de acordo com eles.
Descobre-se também que sentimentos conhecidos e reconhecidos são mais fáceis de ser controlados do que os sentimentos negados."

"Mas quando ela cresceu, seu sorriso ficou mais largo, com a sugestão de medo e o olhar, mais profundo. Agora ela está consciente de algumas das perdas que sofremos por estarmos aqui - o aluguel extraordinário que se paga durante toda a permanência."

"Pois não se pode amar profundamente alguma coisa sem se tornar vulnerável à perda. E não se pode ser um indivíduo separado, responsável, com conexões, pensante, sem alguma perda, alguma desistência, alguma renúncia."

Trechos retirados do livro Perdas Necessárias, de Judith Viorst.
Curta https://www.facebook.com/doceestranhomundodecarol !!
Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...