quinta-feira, 1 de março de 2012

Livros do mês - Fevereiro.

 E se fosse verdade? - Marc Levy.

Para aguçar meu senso crítico, vou falar exatamente o que achei deste livro. Talvez discordem comigo, mas acho que cada um tira suas próprias conclusões sobre os livros que lê. Apesar de o filme "E se fosse verdade?" ser muito bom, magicamente lindo e portador de uma história que completamente intriga qualquer pessoa que pense um pouco em relação se realmente existe alma, a história no livro deixou a desejar. Devo admitir aqui que são poucos os filmes que prefiro no lugar de ler um livro, geralmente porquê no livro está contido uma maior quantidade de detalhes, já no filme a história desenvolvida é mais direta e corriqueira por causa do curto tempo de duração. A obra de Marc Levy contém alguns trechos parecidos com as cenas do filme, mas a desenvoltura do filme, particularmente, eu achei mais envolvente do que o livro.

Basicamente a mensagem do livro é igual ao do filme, colocando em destaque a questão de esquecer de vivermos o tempo presente, preocupando-nos com o futuro. Esquecendo-nos que existiremos apenas esta vez e que devemos aproveitar. Como diz em um trecho do livro: "Acredite que a coisa de que o homem tem menos consciência é da própria vida."




Um brasileiro na China - Gilberto Scotfield Junior.


Este livro é mais um daquela coleção "comprei sem saber do que se tratava, apenas peguei por causa do título." A obra é o relato de viagem dos três anos - aproximadamente de 2004 à 2007 - que Gilberto Scotfield - correspondente do O Globo - ficou na China. Ele contou sobre alguns fatos históricos que formularam a China e os respectivos traços do país que mais cresce no mundo possuí até hoje. Falou sobre o comunismo, sobre as regras e leis extremas da China e sobre a pirataria. É muito interessante, mas o livro trata basicamente sobre economia. Alguns capítulos trazem relatos curiosos sobre a China e também sobre a cultura do país, mas grande parte do livro trata sobre a economia.
Eu gostei do livro, principalmente dos fatos culturais e curiosos da China, mas infelizmente mais uma vez tenho de confessar que economia não é o meu forte. Eu leio, leio e leio, mas a economia não processa direito na minha mente. Mas assim mesmo foi um bom livro, assim quando eu colocar os meus pés na China saberei um pouco sobre a cultura do lugar.

Essas são as minhas dicas de livro de fevereiro.

Beijo, C.

Um comentário:

  1. Haa Xara ( Me sinto intima ) , Amo o Filme " E se fosse verdade " e estou doida pra ler o livro . Amei o Blog . Siga o meu http://krolinaramos.blogspot.com.br/ Grata . Bjos E Parabéns pelo ótimo trabalho .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...