sábado, 3 de novembro de 2012

13 Trechos do livro "Pensar é transgredir" - Lya Luft.

 1)"Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo."

2)"Viver, como talvez morrer é recriar-se: A vida não está ai apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada."

3)"Não importa os significados: Qualquer interpretação será insuficiente. Como na vida, vale o desafio: que no breve espaço de nosso tempo a gente consiga quebrar as algemas do preconceito, recusar as indevidas cobranças, entender que a culpa é o selo da morte. E abrir-se para a vida: que nem sempre é mesquinha, e que nem sempre nos trai."

4)"A força decisiva terá de vir do nosso interior, onde se depositou a bagagem de nossa vida. Lidar com a perda vai depender do que encontraremos ali: se nesse lugar crescem árvores sólidas, teremos onde nos agarrar. Se houver apenas plantinhas rasteiras, estaremos mal. Por isso, aliás, a tragédia faz emergir forças insuspeitadas de algumas pessoas, e para outras aparece como uma injustiça pessoal ou uma traição da vida."

5)"Por tudo isso, que não compreendemos mas podemos sentir, a vida vale a pena - também quando o mundo parece desabar sobre nós ou arrancar de nossas mãos aquela última pequena e pálida esperança."

6)"O ponto mais cego é onde a gente não sabe quem disse "não" primeiro. E todos, ou os dois, deviam naquele momento ter dito "sim"."

7)"Dizer "sim" a si mesmo pode ser mais difícil do que dizer "não" a uma pessoa amada: é sair da acomodação, pegar qualquer espada - que pode ser uma palavra, um gesto, ou uma transformação radical, que custe lágrimas e talvez sangue - e sair à luta."

8)"Fazer suas escolhas, assinar embaixo, pagar os preços, e não se lamentar demais. Porque programamos o próprio destino a cada vez que, num tímido murmúrio ou  num grande grito, a gente diz para si mesmo: "Sim!".

9)"E o desperdício de nossa vida, talentos e oportunidades é o único débito que no final não se poderá saldar: estaremos no arquivo morto."

10)"Se você ama alguém, deixe-o livre". Poucas afirmações são tão difíceis de cumprir, poucas têm tamanha sabedoria em relação aos amores, todos os amores: filhos, amigos, amantes. Amor é risco, viver é risco. Pois permitir, até querer que o outro cresça ao nosso lado, pode significar que crescerá afastando-se de nós."

11)"Preciso admitir que a ambivalência nos salva de morrermos na poeira da mesmice. Também admito que seria mais fácil ser sempre o mesmo, seria mais doce levantar cada manhã sem conflito e morrer sem ter jamais duvidado."

12)"O escritor fala pelos outros. Trabalha para que os outros sonhem ou enxerguem melhor coisas que nem ele próprio adivinha - estão além de sua visão, mas dentro do seu pressentimento."

13)"Talvez seja essa a função de toda a arte (se é que ela tem alguma): a libertação e o crescimento de quem a exerce e de quem a vai contemplar."

Trechos retirados do livro Pensar é transgredir - Lya Luft.
Beijo, C.
www.facebook.com/doceestranhomundodecarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...