sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pelo passado, pelo futuro... Pelo presente.

 O passado é o instinto do futuro, porém ambos não dependem de outra variável para se formarem se não nossas escolhas no presente.

Outro dia vi na internet uma foto que insinuava que mesmo que possuíssemos escolhas, isso era um fato surreal, pois sempre somos inclinados à um "pré determinado" caminho e é por ele que, de fato, seguimos.
Já a colocação de um de meus professores na faculdade foi a seguinte: "Temos o livre arbítrio, mas nos deparando com as várias opções para um mesmo segmento em nossas vidas, supostamente temos a intuição de qual será a melhor escolha para nós."

Eu levo em conta a segunda suposição. O livre arbítrio é constante nas coisas que podemos mudar, naquilo que está ao nosso alcance de mudar. E, de fato, muda, não é mesmo? Afinal de contas, andando sempre pelo mesmo lado da rua, você nunca vai saber se o que há do outro lado é melhor. E sinto que a intuição seja um dos alicerces principais nessas mudanças e escolhas. Existe sim uma inclinação para o caminho que vamos seguir, porém não acho que seja pré determinado.

Como foi citado no começo deste texto, eu gostaria mesmo trazer a questão das escolhas para o contexto passado e futuro, pois em alguns momentos a mistura dos dois em nossas vidas se torna tão grande e nos deixa confusos. Eu me pergunto: Se você pudesse, separaria o seu passado, deixando-o trancado em uma caixa, sendo que possivelmente as pessoas do seu passado você não poderia ter mais acesso no tempo presente e futuro? Tudo separado em caixas - passado, presente, futuro -, sendo o hoje já um passado do amanhã, se tornando assim outro dia que você não teria mais acesso. A única embalagem aberta seria o presente - pura e unicamente o dia que vivemos hoje, o momento que vivemos agora.

Acho que nunca tive uma percepção tão grande do quanto passado e presente poderiam estar tão distintos em minha vida, deve ser por isso que me sinto confusa. Esquecer do que vivi não quero, mas acho interessante a possibilidade de estar com o livre arbítrio de escolher o que deixo para a refração do tempo e o que quero levar comigo - talvez por mais algum tempo, ou talvez até que meu nome se torne passado em outros futuros.

Gostou? Curte a página do blog no Facebook então!
Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...