sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

I - Conheci Lima / Pe.


Estive, durante oito dias, vivendo uma das maiores aventuras da minha vida até então.
Conhecer um dos países da América Latina que faz fronteira com o Brasil, estar a tantos quilômetros de distância de casa é algo emocionante.
O Perú é um daqueles lugares que eu pensei que demoraria muito mais tempo para conhecer, mas quando coloquei os pés nele pela primeira vez percebi que talvez o tempo seja apenas algo imaginário. Geralmente os lugares que a gente sempre pensa que vamos demorar para conhecer são aqueles que mais cedo chegam oportunidades para visitarmos.

Depois de um voô de 4 horas, pousar em Lima, a capital com mais de 9 milhões de habitantes onde o movimento da população não para é algo totalmente interessante. São muitas pessoas pelas ruas, o trânsito é caótico não por haver carros demais, e sim por haver semáforos de menos. Ou você anda megamissímo atento quando atravessa a rua ou você é atropelado, pois muitos poucos carros param para que pedestres atravessem as ruas.

Lima talvez seja uma capital como outra qualquer, com seu trânsito gigante, com sua quantidade relativamente grande de habitantes e suas lojas de franquias. O que apenas acho que diferencia Lima de uma capital qualquer é que não chove. Sério, não chove, se não estou errada, desde 1970 e o engraçado é que o primeiro pensamento que você tem quando coloca os pés em Lima pela primeira vez é: vai chover.

"A combinação das condições atmosféricas que produzem este clima são: o frio da corrente de Humboldt que está muito perto da costa no inverno esfria o caloroso ambiente tropical que corresponde à sua latitude, produzindo uma nuvem espessa extremamente baixa que impede a passagem da luz direta do sol, perto de Cordilheira dos Andes que atua como uma barreira impedindo que o ar vindo por correntes marítimas e as nuvens fujam. Como resultado, Lima e a costa peruana têm um clima temperado, apesar de estar localizada nos trópicos. Este sistema também impede a formação de nuvens carregadas de chuva, de modo que Lima tenha clima de deserto. A quase nula quantidade de chuva é produto de condensação de nuvens baixas." (Fonte: Wikipedia).

Lima me agradou. Eu e a minha família quase nos perdemos pela avenida principal tentando encontrar um restaurante legal pra jantar, mas tudo bem. Qualquer coisa iríamos chamar um táxi. A diferença de fuso horário - cerca de 3 horas a menos em relação ao Brasil - apenas foi sentida no horário de jantar e no horário de dormir. Ás 8h da noite eu já não tinha fome e sim sono.

Lima foi a primeira cidade do Peru que conheci.

Beijo, C.




Um comentário:

  1. Nossa! Deve ter sido mto legal! Sou meio traumatizada com os peruanos (tive professores carrascos peruanos), mas tenho mta vontade conhecer o país!

    bjs,


    Morena
    www.todamocinha.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...