segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Morrer é preciso - Fernando Pessoa.



Já que a passo que dou e darei de agora em diante acabo sentindo que a vida mudará cada vez infinitamente mais, posto aqui o texto que me indicaram nesta manhã linda de segunda-feira.

"Estamos acostumados a ligar a palavra morte, apenas à ausência de vida, e isso é um erro. Existem outros tipos de morte. E precisamos morrer a cada dia.

A morte nada mais é que uma passagem, uma transformação. Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem morte do óvulo e do espermatozóide, não existe borboleta sem a morte da lagarta. A morte nada mais é que o ponto de partida para o início de algo novo, a fronteira entre o passado e o futuro. Se você quiser ser um bom universitário, mate dentre de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente. Quer ser um bom profissional? Então mate o universitário descomprometido que acha que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas. 

Quer ter um bom relacionamento? Então mate dentro de você o jovem inseguro e ciumento, crítico e exigente, imaturo, egoísta ou solteiro solto que pensa que pode fazer planos sozinho, sem ter de dividir espaços, projecto e tempo com mais ninguém. Quer ter boas amizades? Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita, que só pensa em si mesmo, mate a vontade de manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência, respeite os seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos.

Enfim, todo o processo de evolução exige que matemos o nosso eu passado, inferior.
E qual o risco de não agirmos assim? O risco está em sermos duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo a nossa produtividade, e, por fim, prejudicando o nosso sucesso. Muitas pessoas ficam assim porque continuam se agarrando ao que eram, não se projectam para o que serão ou desejam ser. Elas querem a nova etapa sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam. Acabam por se transformar em projectos acabados, híbridos, adultos infantilizados. Devemos, até , às vezes, agir como meninos, de forma a não perder as virtudes da criança: vitalidade, criatividade, brincadeira, sorriso fácil, tolerância... Mas se quisermos ser adultos, devemos, necessariamente, matar atitudes infantis, para passarmos a assumir inteiramente os papéis de cidadãos, pais,  líderes, profissionais...

Quer ser alguém melhor e evoluído? Então precisa matar em você o egocentrismo, o egoísmo, para que nasça o ser que você deseja ser. Pense nisso e morra, mas não se esqueça de nascer melhor ainda. O valor não está no tempo que as coisas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem coisas inexplicáveis, momentos inesquecíveis, pessoas incomparáveis."


Ótima semana, 
beijo C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...