quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Que eu possa ver muitos anos o céu azul do Rio Grande.

 Raiou o dia de feriado no Rio Grande do Sul.
Faz frio, estamos em Setembro. Temperaturas de Inverno, aquelas negativas de fazer as pessoas se encherem de casacos, mas é quase primavera. Aliás, estamos apenas há 2 ou 3 dias da nova estação.

É um dia lindo, calvagadas, acampamento Farroupilha, Maragatos, Chimangos, prendas.
Gaúchos que conservam a tradição.

Entrando nessa constância de tradição, creio ser a herança mais linda que temos. Conservamos o tradicionalismo de nossos ancestrais, temos orgulho de nossa Terra e somos capazes de tratar o nosso Rio Grande feito uma república independente de todo o resto do Brasil.

Mais do que sentir orgulho de pertencer à uma terra assim, é achar linda a tradição que perdura, mesmo em tempos de globalização.
Outro dia lembrei-me de quando estive no Peru, no início deste ano, e peguei-me pensando na cultura tão ativa que eles tem. É memorável a tradição, o culto à natureza, mantendo muito forte aquilo que grande parte do mundo perdeu: O orgulho de ter nascido em um lugar e, mesmo com tantas mudanças sociais, carregar consigo o que veio dos ancentrais.

E hoje pensando no meu Rio Grande do Sul posso dizer que carregamos no peito o mesmo orgulho que eles tem por suas origens. O chimarrão, a chula, o churrasco, a bombacha... Nosso tradicionalismo vem de nossa história. Da Revolução que consagrou essa nação. Hoje nossa querência amada!

Para finalizar o post, o música mais linda desse meu Rio Grande do Sul:


3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...