terça-feira, 20 de agosto de 2013

Trechos de "O livro de Julieta".

Na foto: Eu e João. Durante pouco mais de um ano trabalhei junto a crianças com Síndrome de Down. Experiência maravilhosa!

"Na vida, não podemos escolher mais do que duas ou três coisas, que não costumam ser as mais importantes. Mas sempre nos resta o consolo de reclamar que não nos deixaram escolher, que alguém nos impôs certas coisas, que não fomos avisados, não tivemos tempo de reagir, não estavamos preparados (e quem está?). Em segredo guardamos a ideia de que nosso futuro é inquietante (temos medo de falar dele), mas gostaria de acrescentar algo a isso: a escolha da nossa atitude diante de circunstâncias que não podemos alterar, a decisão de como seguir em frente com a vida a partir de agora, nossa maneira de encará-la, o tipo de pessoa em que estamos nos transformando, tudo isso são escolhas íntimas e pessoas, que só devemos à nós mesmos."

"Imaginamos nos conhecer bem, mas, quando alguma coisa acontece de repente, quando algo importante surge em nossas vidas, essa presunção cai como um castelo de cartas. E é em momentos assim, de dificuldade, que descobrimos quem realmente é essa pessoa em cujo nome falamos e atuamos."

"Amar Julieta é muito fácil. Quer dizer, é impossível não amá-la. O problema é nossa maldita educação, o que arrastamos desde a infância. Em muitas casas nos educam para a inteligência, e não para o amor. A sociedade também nos leva por esse caminho. Desde que nascemos, não paramos de fazer testes e provas de inteligência para passar a níveis superiores. O sistema educativo e social nos ensina, de várias maneiras, que a habilidade de conseguir dinheiro, respeito e status depende de nossas faculdades intelectuais. Sem falar na ambição que temos incrustada no cérebro e nas carências que projetamos nos filhos."

"Quanto mais tento me esquecer daquela mulher, mais clara sua imagem vem à minha mente: o rosto varonil, as rugas da testa, a rudeza das palavras, o tremor daqueles lábios que pareciam murmurar. Acho que, no fundo de sua cabeça, ardia a brasa de um sonho não realizado."

*** Trechos retirados da obra "O livro de Julieta", da autora Cristina Sánchez-andrade.
Curtam: https://www.facebook.com/doceestranhomundodecarol
Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...