segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Depois do ensino médio.


*** Esse texto eu dedico para todos os que se identificarem com as minhas palavras, todas as que escreverei a seguir. Talvez o que eu traduza aqui seja singular, sentimentos só meus pós-ensino médio, ou talvez outros se identifiquem também.***

As luzes do salão acenderam muito cedo, na minha opinião, naquele sábado de dezembro de 2011 - há exatos um ano atrás. Era a noite de minha formatura de ensino médio e eu queria que ela tivesse durado o dobro, triplo e muito mais de tempo. Quatro horas da madrugada e todos tinham que ir embora com aquela fria, e ao mesmo tempo doce, sensação de que algo terminava e também alguma outra coisa estava nos esperando. Acho que eu chamava de "vida" e "liberdade" essa outra coisa. Alguns poderiam pensar nisso como sendo a faculdade, novas escolhas... Livre escolha. Aquele pensamento libertador e ao mesmo tempo insano: "Agora eu vou para onde eu quiser!"

E fomos, claro, para aonde a bússola dos nossos desejos apontou. E com a nossa nova direção, saudades, é claro. Mas não o tipo de saudade que se têm olhando fotos, conversando com um ex-colega. Na verdade saudades do ensino médio se sente pela vida que era mais simples, as situações mais fáceis, e quer queira, quer não, a menor responsabilidade perante o nosso próprio destino. Afinal, terminar o ensino médio não seria isso: ser responsável pelas próprias escolhas e pelo próprio desfecho?

Antes que eu deixasse o ensino médio, já me sentia um pouco mais pensante, mais interessada em escolhas superiores, no "lá fora". Muito de mim já se encontrava fora dos portões da escola. Porém, mesmo tendo essa maturidade precoce devido a fatores e experiências singulares, confesso que aprendi muito esse ano. E percebi que realmente estar fora do ensino médio é que nos trás a vida verdadeira pelo tudo que temos que aprender a lidar.

Sempre vou sentir saudades do colégio, colegas, do uniforme rosa e azul, ou preto e laranja. Vou sentir saudades de alguns momentos que vivi, tão marcantes e eternizados em minha memória. Porém, aqui fora é tão mais intenso tudo o que se aprende, vive e escolhe. O mundo é gigante, e as barreiras menores do que a gente imagina, mas vai de nossa vontade querer quebrá-las. Também é mais incerto, carrega liberdade, mas essa vem acompanhada de responsabilidade.

É necessário. O ensino médio acaba para todos, e quem sai dele deve carregar a certeza de que foi feito um fim, uma despedida, mas essa despedida se faz tão necessária para que vejamos que tudo o que ainda temos para viver é muito mais do que o ensino médio... É muito mais do que sonhamos.


Beijo, C.
Curta: www.facebook.com/doceestranhomundodecarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...