quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quando a diferença não existe.


Estou pensando em quais palavras, termos e frases poderia começar este texto. Acho que não possuo palavras específicas e nem certeiras, somente aquilo que sei-me sentindo e também aquilo que surpreendeu meu coração mais uma vez.

Estou lidando com pessoas com Síndrome de Down há praticamente 5 meses. E entre as muitas surpresas que aconteceram ao longo de todo esse tempo, de tantas histórias que ouvi, de acontecimentos que participei, recentemente um me convocou a escrever esse texto.

Descobri que vários frequentadores do lugar que cuida de pessoas com SD, local onde eu trabalho, se sentem à vontade comigo. "Mas ficam à vontade em que sentido, Carol?", me questione e se questione também. E eu lhe indago da seguinte forma: "Você se sente à vontade para expor sentimentos e chorar na frente de pessoas que não sabem tanto sobre sua vida, mas que mesmo assim fazem parte da sua rotina semanal?". É, a resposta é bem delicada, mas no geral chorar na frente dos outros nessa situação não é algo que se vê sempre.

Pois bem, descobri que alguns frequentadores se sentem à vontade de chorar na minha frente e falar se estão tristes, felizes e o porquê. Achei que isso acontecesse por que trato-os com respeito e carinho. Mas, por esses dias, descobri que não é somente por causa disso... Descobri que eles assim se sentem, pois não os trato com diferenças.

Isso foi surpreendente. Não pensava eu que tratá-los de um modo diferente do que as pessoas que não possuem Síndrome de Down pudesse ter tamanho efeito. Eu sei o que há na SD e sei que as caracteristicas físicas apresentadas nessas pessoas são diferentes de quem não possui Trissomia no Cromossomo 21, mas nunca me passou pela cabeça tratá-los de diferente modo por apresentarem essa Síndrome.

Fico feliz em saber que aqueles que possuem SD se sentem iguais àqueles que não possuem a síndrome e que eu estou também proporcionando isso à eles. Quem sabe, visando esse exemplo, mais pessoas os tratem como eu costumo tratá-los.

Beijo, C.
Gostou? Então Curte! www.facebook.com/doceestranhomundodecarol

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...