quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sobre perdoar o universo.



É bem verdade que a vida não é justa. Muitas vezes as coisas não ocorrem como a gente gostaria que tivessem ocorrido, muitos projetos não ficam exatamente do jeito que havíamos planejado e essas situações são absolutamente normais de acontecer na vida de qualquer ser humano que se preze. É normal, também, não possuirmos tudo o que queremos na hora que desejamos e pessoas serem tiradas de nossas vidas sem motivo algum nos causando tremendo desespero e dor.

Embora o desespero, embora não termos tudo o que queremos no momento em que pedimos e tantas coisas não saírem da maneira que queríamos que tivesse saído e embora a vida colocar-nos tantas vezes na via contramão, temos e devemos perdoar o universo por suas falhas. Mesmo que não consigamos esquecer totalmente do que aconteceu devemos perdoar a nós mesmos e ao universo pelo que deu errado em nossas vidas e depois seguir a diante, sem muito revidar.

Talvez eu, aos dezesseis anos, não saiba exatamente tudo sobre a vida e tenha que ainda caminhar muito para compreender todas as reviravoltas que acontecem em nosso dia a dia, mas pelo que já vivi, sei que perdoar a si mesmo e ao universo e seguir a diante é algo naturalmente essencial. Eu compreendo isso, pois se nós mesmos não fizermos nossa parte perante a vida perdoando os "buracos" que ela nos trás, nunca conseguiremos seguir á diante, nunca conseguiremos ter algo diferente e, por consequência, ficaremos parados no mesmo andar de nossas vidas sem arriscar algo novo que pode equivaler-se por tudo o que houve de errado.

Mas dai você pode me dizer: "Carol, não é tão simples perdoar e esquecer o que deu errado!". Simples? Eu não disse que é simples, mas se você já começar dizendo que "não é simples" tenho certeza que tornará o ato de perdoar muito mais difícil. A minha única certeza é que se eu não guardar ressentimentos por todas as mínimas coisas que deram erradas em meu percurso de vida, será muito mais fácil continuar, lutar, seguir a diante e tentar mais uma vez. Acho um absurdo aquelas pessoas que ficam reclamando do passado, que tudo deu errado, que se alguém tivesse as encorajado hoje seriam alguém melhor na vida. Puro ressentimento. E esse "puro" ressentimento faz com que a pessoa fique instalada no andar onde parou quando começou a ficar aborrecida com uma vida que nada acontecia da maneira que ela queria que acontecesse. Ficar instalado no mesmo andar talvez não seja a prioridade dessa pessoa quando começar a ficar aborrecida com os primeiros impasses da vida, mas, eu tenho certeza, que quando essa pessoa estiver com seus 50, 60 anos olhará para o histórico de sua trajetória de vida e ficará abismada por ver o tanto que poderia ter aproveitado de sua vida se simplesmente tivesse perdoado a si mesmo e perdoado ao universo por o que havia dado errado e, assim, não teria desperdiçado tanto tempo.

Por isso eu digo para as pessoas perdoarem o universo, perdoarem a vida e perdoarem a si mesmas pelas falhas ocorridas para que possam tentar mais uma e outras vezes e assim, um dia, quando olharem para sua trajetória de vida, ficarem orgulhosas por não terem se deixado levar pelos aborrecimentos que a vida impôs em seus caminhos e terem tentado uma vez mais.

(Originalmente: 15/02/11)
Beijo C.

4 comentários:

  1. Esse é um árduo exercício para as pessoas que tem o hábito de cultivar mágoas. Não é simples nem é fácil, mas é extremamente válido.
    Bela reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Barbara Nonato: Muito obrigado pela visita e por ter compreendido o texto!! Volte sempre
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol!
    Só sei que nada nesta vida é por acaso, e que tudo o que nos acontece é para nossa evolução. Grande é aquele que sabe perdoar. Outra que não é legal e não faz nada bem ficarmos guardando mágoas, ficamos com aquele aperto no peito que chega doer, porém quando perdoamos é como se tivessemos leves como pluma!!
    Que seu dia seja lindo e parabéns pelo inteligente post.
    Beijokas, Beta de Santana

    ResponderExcluir
  4. Beta Santana: não sabe o quanto me sinto feliz por ter lido seu comentário!! muito obrigada por ter entrado em meu blog. espero que tenha gostado o suficiente para voltar mais vezes. grande abraço, obrigada e otima semana e feriado para voce
    beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...