domingo, 26 de junho de 2011

Depois do "jet lag", o retorno para a realidade.


Viajar é algo muito recompensador. Conhecer lugares diferentes, ter conhecimento sobre culturas que, até então, não havíamos tido acesso pessoalmente, quebrar algumas barreiras do nosso ser que julgavámos concretas faz bem à alma de qualquer ser humano.
Viajar sempre deixa o viajante deslumbrado, com a cabeça tão aérea pelas coisas tão diferentes e novas que viu e conheceu.
Sou apaixonada por viagens. Gosto que elas ocorram em minha vida com frequência, pois renovam completamente meu ser.
O problema, de verdade, é voltar.
Para quem nunca viveu a experiência de viajar para longe e ficar uma ou mais semanas fora de casa, eu conto o que acontece quando voltamos para a cidade em que moramos: tudo parece estranho, mas é normal sentir-se deslocado no próprio ambiente de casa.
Para o tipo de situação em que a pessoa viaja e troca de fuso horário existe o nome "Jet Lag".
Jet lag (descompensação horária) é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo " luz / escuridão ". O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários. Desta maneira logo após uma viagem cruzando fusos horários há um distúrbio do sono pois a pessoa quer dormir no horário que estava habituada e não no horário local - isto denomina-se Jet Lag. Este é um tipo de Insônia pois não consegue dormir no horário que deveria.(Wikipedia)
Na viagem que realizei este mês não passei por diferentes fusos horários, mas assim mesmo voltar a rotina habitual demorou alguns dias, afinal de contas o ritmo do nordeste é diferente do ritmo do sul do Brasil e as temperaturas também. Em Fortaleza a temperatura média era 26 graus (de dia e de noite) e aqui no sul meu corpo teve de voltar a se habituar com a temperatura de menos de 10 graus.
Depois do parcial "Jet Lag" que a viagem que fiz requeriu, é preciso voltar para o cotidiano e a dita realidade.
Colégio, deveres, provas, estudar, trabalhos e mais estudar. Dias rotineiros, mas por vezes importantes também.
Mesmo com a dolorosa sensação de ter que voltar, não é ela que manda no veredicto final de uma viagem, afinal de contas a viagem que fiz foi espetacularmente linda e eu sou mil vezes mais agradecida de tê-la realizado do que ter ficado triste por ter voltado.

Viaje, eu #indico.

Beijo e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...