segunda-feira, 30 de maio de 2011

Toda forma de amor.

 'Aos poucos fui relaxando e aprendendo que somos aptos a amar muitas vezes, de formas diferentes. Amamos A, amamos B, amamos C, e por alguns nem era amor, e sim entusiasmo, e sabe-se lá de quantos entusiasmos somos capazes. Melhor desse jeito, amar com movimento, amar com todas as nossas capacidades, amores pequenos, amores tortos, amores retos, amores para sempre, até segunda ordem". (Fora de mim - Martha Medeiros)
Dizem que o amor causa dor, que ele fere e que muitas vezes é ingrato com aquele que se dispõem a tê-lo por outra pessoa. Muitas vezes o que acontece é que não temos reciprocidade naquele em que nosso amor acaba sendo depositado. Se já chorei por amor? Já. Se já me apaixonei por alguém e o sentimento não era reciproco? Já. Se já senti dor por causa de amor? Também já senti. Mas, apesar de já ter chorado por causa de amor, continuo acreditando fielmente que o amor não faz sofrer. Quem nos induz ao sofrimento somos nós mesmos, mas para não ferirmos nosso orgulho jogamos a culpa para o amor.
Quando amamos outra pessoa que não possui nenhum vínculo com nossas vidas acabamos dando um tiro no escuro e esperamos que o amor que sentimos por ela seja recíproco à nós. Nesse tipo de amor nossas chances de receber reciprocidade são sempre de 50%, mas existem tipos de amores que nós apenas vivemos e não exigimos o percentual de reciprocidade. Esse tipo de amor eu chamo de amizade e de família.
Se você ama sua família simplesmente pelo fato dessas pessoas existirem e os ama sem pedir nada em troca, que apenas convive, que dá valor a quem é de seu convívio desde que nasceu perceberá que não há dor no amor. Se você tem amigos e aprecia humildemente a convivência que você tem com eles sem esperar "te amo", abraços ou não esperar caras desanimadas e opiniões diferentes da sua todos os dias perceberá que os ama, pois você os aceita da maneira que são. E esse é o tipo de convivência que prova que não existe ferimento ou dor no amor.
É uma pena que muitas pessoas subjulgem o amor, dizendo que ele não vale a pena e que causa dor só porquê não encontraram reciprocidade. O amor é tudo e muitas vezes nada. Amor está em todos lugares, mas cabe a nós encontrá-lo e sabermos interpretá-lo.

Boa semana, fiéis leitores (:
Beijo, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...