domingo, 17 de agosto de 2014

A vida começa quando a zona de conforto acaba


Nos últimos dias tive a oportunidade de encontrar-me com duas pessoas do tipo que "a gente estava mesmo  precisando encontrar" pelo simples motivo de ter de ouvir algo que elas tinham a nos dizer. É aquele típico momento: "Caramba! Como eu precisava ouvir isso!".

Acontece que, algumas vezes na vida, mesmo tendo objetivos e estar no esforço para atingi-los, nós tropeçamos, desanimamos, mil perguntas surgem à cabeça - o que será? Como vai ser? Será que vou conseguir? E depois? E agora? E antes? -. Enfim, mil perguntas provindas da nossa ansiedade e que, se analisadas mais a fundo, não são lá tão coerentes.

Eis que passando por um momento assim, acabou que essa semana estive em contato com duas pessoas que me motivaram, e de quebra acabei engrandecendo mais os meus objetivos.

A primeira pessoa se trata do professor titular em Ética do curso de Comunicação Social na, nada menos, nada mais, Universidade de São Paulo - USP. Ele se chama Clóvis de Barros Filho. Eu tive a oportunidade de assistir uma palestra dele em uma convenção em que eu estava trabalhando. Um homem que palestrava com humor sobre muitos assuntos contemporâneos. Ele falou sobre a angústia, nossas escolhas e liberdade. Como somos livres, sempre seremos levados a fazermos escolhas, e sempre que tivermos de escolher entre uma coisa e outra, estaremos em um dilema, ou seja, nos sentiremos angustiados. Em um apanhado geral, ele falou sobre comportamentos éticos e morais, sobre seu papel como professor e sobre a responsabilidade que cada um tem por aquilo que faz ou é. Tudo depende sempre de nós, e para isso ele deu alguns puxões de orelha "verbais", ou seja, que nada daquilo que queremos irá cair do céu. Ah, ele também falou sobre a felicidade, e citou uma frase "A gente percebe que a vida é feliz quando gostaríamos que ela pudesse durar um pouco mais".

A segunda pessoa é um amigo, de longa data este. O conheço há quase dez anos e praticamente mantivemos o contato ao longo de todo este tempo, salvo intervalos de alguns meses.
Ele mora em outra cidade, saiu de casa com 26 anos e decidiu ir morar na capital. Deixou o interior e a família. Hoje, quatro anos depois, a vida é outra. Morando na capital ele diz que conquistou muitas coisas, trabalha na área que sempre quis, abriu uma empresa, conheceu e continua a conhecer muita gente - de vários e vários lugares do Brasil e do mundo - e passou a viver muitas aventuras - festas, viagens. Ele me disse que os primeiros meses não foram fáceis, "estar em casa" (na dos pais) é muito confortável, mas agora, passado o tempo, ele não pretende voltar, já se acostumou com o lugar que tem praticamente tudo o que ele precisa e, o melhor, opções! "Tudo é "ir", sair da zona de conforto, se jogar... Se tu ficar onde tu está, vai continuar no lugar onde está, simples".

Hoje, já domingo, encarei as duas pessoas que tive oportunidade de encontrar como mais um aprendizado, um gás para "ir" também. Quanto ao Professor Clóvis, penso que a vida funcione exatamente desse jeito: Se não irmos em busca, se não lutarmos e nos dedicarmos, nada vem, nada acontece... As coisas não caem do céu. E quanto ao meu amigo, "bora" pra vida. Como diria já a Martha Medeiros: "Entre viver e sobreviver há um precipício, e poucos encaram o salto."

Portanto, fica claro aqui a dica: Mãos à obra! Amanhã é apenas segunda-feira :)

Beijo, C.
Curta https://www.facebook.com/doceestranhomundodecarol

Um comentário:

  1. Oi, Carol! Gostei muito da sua reflexão. Existem mesmo essas pessoas que surgem de repente em nosso caminho e nos dão lições para a vida toda. O mais legal é acordar para esses sinais. A propósito, também tenho um blog, chamado Feitiços do Bem, e lá, costumo fazer registros de alguns pensamentos e ideias que me vêm à cabeça. Quando tiver um tempinho, passa lá para conhecer. Escrevi um texto sobre escolhas que também gosto muito. Aqui está o link: http://feiticosdobem.blogspot.com/2013/09/a-arvore-das-escolhas.html. Grande abraço pra vc!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...