domingo, 20 de abril de 2014

Sozinhos somos uma legião


Costumo reparar nos meus semelhantes: Entenda isso por: Quando estou a vivenciar uma situação sozinha, procuro reparar pessoas que se encontram vivendo o mesmo. Ir ao mercado, correr, praticar um cooper, ler, ficar na praça - aproveitar o sol. Por vezes atividades que faço comigo e eu mesma.

Quando caminho ou corro muita gente está a fazer o mesmo. Nós, que vamos na nossa própria companhia ou na companhia do Ipod/Mp4 (se você estiver tão tecnologicamente defasado neste sentido tal como eu), nos identificamos. "Estou caminhando sozinha. Veja! Ela(e) também está!". Sozinhos formamos uma legião.

Quantas vezes sentei na praça, com desculpa de aproveitar o sol - particularmente no inverno -, mas o que eu precisava mesmo era matar tempo para um compromisso. Mas estar sozinho nunca é estar só de verdade. Sempre olhei para os lados e vi pessoas na mesma situação que eu: matando tempo para um compromisso ou que estavam ali na espera de alguém.

Como se sabe, seres humanos foram feitos para socializarem-se, e não serei eu a pessoa a discordar disso. Afinal de contas, tendo uma companhia podemos jogar papo fora, mudar de ideia, adquirir um novo ponto de vista, obter novos conhecimentos. Mas ficar na companhia de si mesmo também trás vantagens. Outro dia vi uma reportagem que falava que crianças que não brincam sozinhas nunca serão adultos leitores. Ler é a atividade mais "solitária" que conheço e isso por si só já ensina bastante coisa. É incontestável os benefícios de uma leitura, porém esta foi feita para pessoas que não se incomodam em estar à sós consigo mesmas.

Passarmos momentos sozinhos, na companhia somente do nosso eu, faz com que pensemos e reflitamos sobre vários assuntos que, muitas vezes, no meio do tumulto não somos capazes de elaborar com clareza. É claro, devemos ficar na nossa própria companhia por um tempo saudável, e não fazer disso um isolamento social. Deve haver um equilíbrio entre nossos momentos "solitários" e nossos momentos de convivência em grupo, comunidade. Mas enquanto sós em certas atividades, saibamos que sozinhos formamos uma legião.

Beijo, C.
Ótima semana!
Curta https://www.facebook.com/doceestranhomundodecarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...