sexta-feira, 27 de maio de 2011

Valor de um professor.


Quando alguém faz uma escolha que diga respeito somente à ela e ao seu futuro não há nada que possamos fazer a não ser dizer o quão gratificante foi ter absorvido conhecimento e momentos bons com essa pessoa. Se é o que realmente essa pessoa deseja fazer ela tem que fazer, se ela deseja ir embora, ela tem que ir. É o futuro dela em jogo, as nossas vidas somente passaram de relance pela vida dessa pessoa. Somente o que cabe à nós é agradecermos por termos nos encontrado.

Eu me chamo Caroline Ferri e fui aluna durante 1 ano e três meses de um completo gênio. O que fiz quando descobri que este teve de ir embora certamente foi chorar, lamentei também pensando que um professor tão bom estava indo embora, mas eu mais agradeci do que lamentei.
Certamente hoje - no último ano do ensino médio - sei ver professores por outra perspectiva. Seja qual for o método adotado pelos professores para dar aula, seja o professor mais apto em sua disciplina ou seja ele menos, percebo que todo professor possui um valor inestimável e que todos eles querem nos repassar o que aprenderam, mas além disso tentam nos treinar para a vida, para aquilo que eles já viveram e sabem que vamos ter de enfrentar.
O professor que foi embora hoje foi o professor que mais perto chegou de me ensinar a compreender a vida, os desafios que ela impõe e o quanto o mundo é exigente. Ele foi um mestre da vida.
Logo que comecei a ter aula com ele percebi o seu diferencial diante de tantos professores: a paixão dele pela disciplina que ensinava - a física.
Sinceramente ele não dava aulas simplesmente gesticulando com as mãos, com a voz ou com artefatos de física. Ele dava aula com o coração. Em cada explicação, em cada demonstração de experimentos físicos, não era ele fisicamente se demonstrando ali, era seu coração, sua alma, sua aptidão, sua paixão pela física dando aula.
Esse professor se tornou uma inspiração, pois comprovou para mim a teoria de que quando somos apaixonados por fazer algo simplesmente tudo é mais divertido de ser elaborado e tudo o que fazemos vem do coração. Ele me inspirou a acreditar em um mundo melhor onde as pessoas amam a profissão que exercem e fez com que várias pessoas mudassem seu conceito sobre a física - levando essas pessoas a amar a disciplina.
Além do meu eterno agradecimento por ter se tornado uma inspiração, eu desejei que ele continuasse sonhando, tendo objetivos na vida, que continuasse apaixonado pela física como sempre foi. Por quê não tentar construir uma espaçonave que pudesse atingir a velocidade da luz?
Por causa dele hoje enxergo a física no meu dia-a-dia. E eu que um dia a odiava!

Em homenagem à Daian Tura.
A física jamais será a mesma sem você.

Beijo. C

5 comentários:

  1. Só quem conheceu ele pra saber como fui duro ter ele longe de nossas vidas. Não podemos fazer mais nada do que desejar boa sorte para ele. Ótimo texto, descreve bem o cara que nos mostrou que a física não é um monte de papel com letras impressas.

    ResponderExcluir
  2. MatsMats: Dois votos pra todo o teu comentário.

    ResponderExcluir
  3. como se diz na fisica:toda ação tem uma reação...
    ele sai e nos lamentamos muito, que pena
    mas boa sorte para ele na proxima tacada, ele merece...
    BAITA TEXTO, BAITA TEXTO CAROL
    ahahsahshahshashahahsahsha

    ResponderExcluir
  4. maiizaaa!! falou bonito leo (: BAAITAA TEXTO dhasiudhaiue

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...