domingo, 17 de novembro de 2013

Um daqueles momentos ímpares.


Há pouco tempo comecei a trabalhar em uma associação de pessoas com deficiência visual.
Por meio dela estive este final de semana participando do XVI Encontro Brasileiro de Usuários do DOS VOX. O público alvo, como já está presente no nome da associação que patrocinou o evento, eram cegos.

Qual foi a minha surpresa ou sensação de estar envolvida em algo do gênero? Primeiro uma grande surpresa, pois desde que me conheço por gente, eu nunca havia sonhado em estar convivendo com pessoas cegas.

Estar no congresso foi prazeroso. Como boa observadora deste surpreendente cotidiano, admirei os cegos que me cercaram. Talvez o que tenha enchido o meu coração de bons sentimentos foi ver a superação de cada um deles e a vontade dos "videntes"* em ajudar os deficientes visuais.

Eu já conhecia um cão guia, e neste evento houve o encontro de dois: O Rama (que eu já conhecia) e a Misty. Um belo casal de labradores!


Não pude me ater muito às palestras que estavam acontecendo, porém pelo pouco que pude prestar atenção, estamos a caminho de um mundo mais inclusivo e acolhedor. Acho que a maior prova disso foi ver que são os próprios cegos que estão indo a luta por seus direitos. E a superação é incrível. Não comento isso apenas por ter participado do congresso, mas também pelo tempo de convivência que já tenho junto a eles. Como exemplo, o meu chefe, deficiente visual, que viaja o mundo inteiro por meio de uma União internacional, a qual ele preside.

Todos os cases que foram expostos no congresso são de uma superação incrível, me ative a dois que pude prestar atenção. Cegos que quebraram o tabu da deficiência e foram atrás de seus sonhos. Acho que a maior mensagem é a força de vontade, que todos nós temos possibilidades de vencer se acreditarmos e lutarmos por algo. Se deficiências não são desculpas, muito menos deveriam ser nosso orgulho e falta de disposição e coragem.

Beijo, C.

*nome designado a pessoas que enxergam.

Curta https://www.facebook.com/doceestranhomundodecarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...