sábado, 21 de junho de 2014

Mudar não é preciso... É essencial!!


"Pra ser quem sempre sonhou, deixe pra trás quem você sempre foi."

Poucas frases tem um sentido tão abrangente no que diz respeito a mudanças: se você tem um sonho, quer conquistar algo grandioso, ou apenas quer se tornar uma pessoa melhor... Invariavelmente precisa deixar quem você atualmente é para trás.

Como um ato inconsciente, nosso cérebro vai se acostumando a rotinas, a pessoas, a lugares, a hábitos. Começamos a ter no "conhecido" uma segurança íntima, um lugar onde não seremos perturbados e nem o novo nos incomodará.
Já parou para pensar em como tudo o que é "diferente" nos causa percalços? A novidade, a alteração.. Uma simples mudança no layout do facebook já nos deixa atônitos: "Por qual motivo as notificações agora estão do lado oposto? Era tão bom como estava antes!", e assim sucessivamente e em uma escala mais grandiosa em nossas vidas.

Já assisti a vários vídeos, vi algumas palestras, frequentei terapia... E em todos esses âmbitos o prenúncio foi o mesmo: Mude. Se um dia escolher o lado direito para caminhar na rua, no outro escolha o esquerdo. Escove os dentes com a mão oposta a qual você costuma escovar. Cada hábito modificado faz com que alterações cerebrais ocorram em uma escala grandiosa.

Pensando nessas frases de "efeito" que citei acima, essa semana resolvi tomar uma atitude mais radical: Eu escrevo diários desde os 12 anos de idade, sempre me senti a vontade em contar a um papel meus dilemas e vez ou outra pegar eles para ler e lembrar de quem eu era e, conforme fui crescendo como a maturidade fora surgindo em minha vida. Eis que me peguei querendo deixar todas essas memórias somente em minha mente: Resolvi desfazer-me dos meus três primeiros diários. Rasguei-os e, com a ajuda da lareira, aproveitei para queimá-los.

Também decidi jogar fora cartas - muito amáveis e sinceras - que ganhei de amigos e amores. Objetos foram junto: Não preciso mais daquela caneta, daquela caixinha de tic-tac vazia para me lembrar do que vivi. Está fresco na memória: Era um sábado à noite, era frio, era no cinema, estava com ele.

Ter tomado tal atitude é um décimo do que posso fazer... Afinal de contas, quantos "eus" a gente guarda? E será que guardando esses eus nos tornaremos quem sempre desejamos ser? Carrego comigo a ideia de que passado é bom, mas deve ser esquecido. Ao longo da vida sempre teremos momentos bons e ruins para recordar, e por incrível que pareça, no fim das contas, eles se equivalem, então mais sábio que olhar para trás ou para os lados, é continuar a olhar para frente. Agradecer tudo o que deu certo e tudo o que deu errado e ir, seguir. "Saber" deixar para trás, pois assim como nos acostumamos com o lado das notificações do facebook, nos acostumamos com outras tantas coisas. E sempre, sempre, sempre seremos os únicos capazes a alterar esse status quo.

Beijo, C.
Curta: https://www.facebook.com/doceestranhomundodecarol
Você encontra o meu primeiro livro em: http://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=181&osCsid=7f98abd53a6a853feb01f9fec565ca4c

4 comentários:

  1. Muito boa tarde Caroline, tudo bem...uma amiga esta manhã me indicou a editora penalux e eu fuçando por lá vi teu blog e a cidade que é do ladinho aqui da minha.. sou de Garibaldi..
    espero primeiro não tomar teu tempo.. se puder me fale da experiencia com esta editora.. tenho muitas obras poéticas e estou vendo novas possibilidades... se puder dizer algo sobre ela e o teu livro agradeço...

    sobre tua postagem, vivo a falar isso... a mudança é sempre de dentro para fora.. passamos por muitas coisas.. li que foste oradora né.. bah isso não é mole não..
    no meu primeiro livro fui convidado a fazer uma palestra numa escola do interior e ficar na frente daquelas crianças eu tremi na base.. mas no fim me sai bem e pude abrandar meu falar que era sempre tão tímido..
    a experiencia com diários foi de minha prima tb.. é muito bom pq ajuda a libertar nosso interior.. desde que comecei a fazer versos aos 18 anos nunca mais parei.. hj posso dizer que tenho algo grandioso e quero sim um dia imortalizar meu nome.. temos que dar vida a ele..
    desculpe se me alonguei... não tenho como seguir teu blog pq esta dando erro.. só consigo seguir lista de leitura..
    caso desejar conhecer meu blog e poemas fique a vontade..
    tenha um lindo dia grande abraço

    Lapidando Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Samuel! Minha experiência com a editora está sendo muito boa. A revisão é feita pela conta do escritor, mas todo o resto do trabalho (diagramação, escolha do papel etc) é feita pela editora. Eles tem um carinho muito grande por cada trabalho que publicam. Postei a capa do livro na minha bio... Mas o que mais poderia dizer? O livro trata sobre uma viagem que fiz ao Peru, com todas as minhas observações sobre o mágico lugar que visitei.
      A Editora vem crescendo bastante.. Inclusive teve uma autora que apareceu no Programa da Fátima.
      Acho que vale muito a pena o tempo e esforço investido, Samuel. Eu fiquei muito satisfeita com o resultado final. Agora estou empenhada em promover cada vez mais o meu livro.

      Um super abraço, sucesso!!

      Excluir
    3. Muito bom dia Caroline... muito grato pelas tuas palavras... bacana ter este carinho não é..
      meus primeiros livros fiz numa gráfica em porto alegre.. gastei muita grana e pouco retorno tive devido a eles não me ajudarem na divulgação.. tudo por minha conta e na época sem o blog e a internet foi bem dificil..
      pois então.. tenho obras bem expressivas, que totalizam perto de 40 obras e uma infantil muito linda.. estou vendo esta para mandar a eles mais a frente se a editora que estou não me der os retorno que ainda aguardo..
      O Peru é mesmo mágico.. deve ter sido único não é..
      sei da energia que lá consta, infelizmente não tive como ir com meu professor dois anos atrás..
      todos nós vamos ter nosso lugar ao sol ainda.. e tu vais ter ou já esta tendo o teu não é..
      um grande abraço e quando desejar vir ao meu blog fique a vontade ok

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...