segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Modelo de redação UFRGS - Tema: Selfies

"A fotografia no século XXI"

   "O que os olhos não veem, o coração não sente", diz a frase de autoria desconhecida. Ajustada ao tema "selfies", de fato vemos que as fotografias se tornaram as maiores delatoras da nossa existência, o que não está registrado visualmente, ninguém toma conhecimento". E com o avanço da tecnologia elas se tornaram ainda mais populares e disseminadas.
   É visto que ao longo da sua história, o homem sempre procurou deixar em voga registros de que passou pelo mundo. No começo dos tempos, a escrita era o meio que delatava a nossa existência, um exemplo são os desenhos pré históricos nas cavernas. Em meados do século XV, pelas mãos de Gutemberg, surgiu a imprensa, então nossa existência passou a ser registrada com formalidade nos jornais e livros, o que fez com que a informação se difundisse em massa, ou seja, mais pessoas ficavam sabendo da existência de outras pessoas.
   Porém, integrante da terceira invenção da comunicação, a fotografia surgiu em meados do século XIX pelas mãos de Niépce, e de lá para os dias atuais, muitas inovações para o mesmo precioso gênero de interatividade humana foram criadas. Das fotos pretas e brancas, surgiram as coloridas, novos modelos de câmera, lentes e gêneros fotográficos. Recentemente, a inovação da fotografia veio acompanhada da tecnologia: utilizamos o termo "selfie" para a modalidade de foto em que somos fotógrafo e, ao mesmo tempo, somos a pessoa a ser fotografada, após as postagens em redes sociais, tal como Instagram. Assim, a fotografia, seja no termo "selfie" ou outro, logo chega ao acesso de várias pessoas e então, mais uma vez, nossa existência está sendo comprovada e, com este modo inovador, muito mais pessoas têm acesso a este "comprovante".
   O ser humano, em suma, sempre buscou meios de provar a sua existência pela Terra. Tanto pela escrita quanto pela fotografia, estivemos arranjando formas de deixar registrado no tempo o pequeno intervalo da nossa vida. Entretanto, após a sua inovação, a fotografia, por ser algo visual, se tornou a prova mais concreta de que existimos e, por esse fator, é que atualmente tiramos tantas "selfies" e, postando-as virtualmente, acabamos deixando a prova da nossa existência à mercê do mundo.

Nota: 18
Correção por Grupo Unificado.
No papel 40 linhas MODELO UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...