sábado, 20 de dezembro de 2014

Redação modelo puc - Autoria: Caroline Ferri


Constância da vida: mudanças. Como lidar?

    A vida não é estática. Segundo Heráclito, "Toda permanência é ilusória, vivemos um fluxo de incessantes transformações." Pelo fato desta condição estar atrelada ao nosso dia a dia, aprender a lidar com as mudanças é um grande desafio. Por um lado temos que encarar o medo do novo e inesperado, e por outro temos que nos adaptarmos com aquilo que, até então, não fazia parte das nossas vidas.
    Pesquisas demonstram que a maioria das pessoas sentem medo do novo - algo que pode gerar até mesmo fobias. A verdade é que não nascemos prontos para lidar com o inesperado, ou para lidar com o fato que, uma vez colocados no mundo, estamos à deriva de numerosos fatores e eventos possíveis. Ninguém sabe o que acontecerá com total precisão no amanhã, nem mesmo daqui a uma hora. Podemos ter planos, contudo saber se eles, de fato, darão certo é uma questão que envolve vários fatores. Não existem garantias.
    Entretanto, como cita Niebuhr, "Devemos ter serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos mudar e coragem para modificar aquelas que podemos." Ou seja, atrelados às inúmeras possibilidades dos eventos que podem nos ocorrer, temos de buscar autoconhecimento, pensar nas variáveis de um plano, pois dessa maneira começamos aprender a lidar com o inesperado. Por exemplo, ao executar uma "estratégia de marketing", o referido setor de uma empresa sempre possuirá ao menos um plano "b" e "c", caso o "a" dê errado. É desta forma que também devemos lidar com os eventos das nossas vidas, pensando e criando estratégias para erros previsíveis, pois também temos que considerar o imprevisto.
    As mudanças e os imprevistos são constâncias da vida, portanto, aprender a lidar com tais eventos é um dos maiores desafios que temos de enfrentar ao longo da vida. Devemos, assim, encarar a realidade absoluta de que estamos em contante transformação, bem como o fato de que temos pouco controle sobre as nossas vidas. É necessário que tenhamos sempre em mente estratégias adquiridas através do ato de pensar para aquilo que sair errado em nossos planos.


Tema: Mudanças
Modelo: PUC - Dissertação
Nota: 9.2
Correção feita por: Unificado
28 linhas no papel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...